

HISTÓRIA

Fundada no dia 08 de outubro de 2010, a Associação Recreativa e Cultural Bucaneiros Moto Clube, foi criada com a idéia de reunir os amigos e fortalecer cada vez mais a irmandade entre os membros.
Amantes do motociclismo, amigos de longa data, os Senhores Rodrigo Cavalcante Jeronimo, Renato Scatambulo Brianezzi, Celino Braz dos Santos, Hugo Leonardo Pereira, Luiz Fernando Farinel Bonan, Daniel Vitor Mariano Alvarez, Fabio Rodrigo Conte, Cleyton Ricardo Vinhoti e Renan Sartório Rufo, resolveram fundar o Moto Clube sem fins lucrativos, para atingir objetivos comuns, que consiste no amor e respeito pelo motociclismo e respeito e irmandade com seu irmão de clube.
Após várias reuniões e discussões acerca do tema, aprovaram o Estatuto, o Brasão, as cores e o nome do Moto Clube.
As cores predominates são o preto e o amarelo, tendo como Brasão um Mapa do Tesouro envelhecido, onde ao meio se visualiza a caveira pirata Jolly Rogers (indicando ser um membro do clube), com um ponto marcando o início da jornada, sendo trilhada até o nosso destino final marcado com um X, no canto superior esquerdo a Cruz de Malta, utilizadas por alguns motociclistas, lembrando os cavaleiros templários que tanto andaram pelo mundo, no canto superior direito, a Rosa dos Ventos indicando os quatro cantos do mundo, mecanismo usados pelos navegadores para não perderem a sua rota, e as letras MC no canto inferior esquerdo (Moto Clube), com o nome Bucaneiros acima.
Os Bucaneiros eram piratas que agiam por conta própria, não respondendo a nenhum superior, fazendo o que bem querem, traçando sua própria rota, vivendo a mais pura liberdade.
A raiz da palavra bucaneiro está no francês boucanier. O boucan é um grelhador usado para fazer carne, utilizado por muitos piratas que agiam por conta própria, não trabalhando para algum país ou reinado, daí o nome Bucaneiro.
Os Bucaneiros eram piratas que, durante os séculos XVI e XVII, pilhavam principalmente o comércio espanhol com as suas colónias americanas. Os primeiros quartéis militares Bucaneiros foram na ilha de Tortuga, sete quilómetros a noroeste da de Hispaniola. Mais tarde os Bucaneiros usaram a Jamaica para base das duas operações, e capturaram o Panamá em 1671. O termo Bucaneiro também se aplica às embarcações utilizadas pelos piratas e corsários da região e da época. Eram em geral embarcações de pequeno porte, assimiladas em porte aos destroyers (menor que as torpedeiras, fragatas e encouraçados), possuindo esse nome por serem um derivativo de "navio bucaneiro"; em função disso, é muito comum encontrar em textos, canções e folclore produzidos nos séculos XVI, XVII e XVIII o termo Bucaneiro referindo-se ao navio e não ao pirata.
Rapidamente a palavra bucaneiro se tornou comum, e no século XVII foi usado para denominar os piratas e corsos que tinham formado fortalezas nas Índias Ocidentais.
Esse é o espírito do Bucaneiros Moto Clube, liberdade na mais pura acepção da palavra, estado de espírito tão difundido entre os motociclistas.
Contando hoje com cada vez mais membros, o Bucaneiros Moto Clube não julga um membro pela moto, cor, modelo ou cilindrada, bem como por sua cor, raça ou religião, mas sim pelo caráter, pela irmandade
Com sede em Marialva – Paraná, a prioridade do Bucaneiros Moto Clube é a liberdade, curtir as motos respeitando os direitos de todos os que transitam nas estradas, respeitar a natureza, ajudar o próximo, promover ações sociais em prol da população carente, não bastando estar na comunidade, é preciso modificá-la para melhor, ajudando quem necessita.
